Pesquisas com usuários, o que desenvolvedores também precisam saber!

Diversas técnicas de pesquisa UX podem se tornar um importante aliado não somente para designers, mas também para os desenvolvedores em projetos iterativos.

palestrante-daniel-coscarelli

1. Por que desenvolvedores devem se preocupar com pesquisas com usuários?
No cenário atual de muitas ideias e hipóteses, poucas são as certezas se não houver uma preocupação com o que os usuários falam e fazem. Aproximando-se deles, é possível testar, validar e corrigir rapidamente, reduzindo os custos do projeto. E com muitos produtos semelhantes no mercado, sai na frente quem propicia experiências memoráveis para os usuários.

2. Em que momento essas pesquisas devem ser realizadas?
Normalmente as pesquisas são realizadas na primeira etapa de um projeto, quando é necessário conhecer os objetivos, necessidades, aspirações, problemas dos usuários… Porém, em projetos iterativos, a pesquisa pode ser utilizada em todo o ciclo de vida do produto.

3. Como o WordPress pode ajudar nesse processo?
O WordPress contém uma gama enorme de possibilidades que podem ajudar no processo, mas exatamente pela quantidade de recursos, é possível até atrapalhar. Primeiramente é necessário entender que uma boa experiência dos usuários precisa responder as seguintes perguntas: Tem usabilidade? Tem utilidade? É desejável? Respondendo estas perguntas, utilize o WordPress com moderação! 🙂

4. Quais são as principais ferramentas de pesquisa que você usa em seu trabalho?
Utilizo roteiros para pesquisas qualitativas e questionários para pesquisas quantitativas. Desk research, shadowing, personas, jornadas, the bridge, testes, etc. O campo de experiência do usuário tem uma grande variedade de ferramentas de pesquisas disponíveis, não é possível usar todas, mas o projeto que utiliza dois ou três métodos de investigação, certamente terá mais sucesso.

Ainda não fez sua inscrição? Clique aqui e se inscreva.

Palestrante